terça-feira, 5 de outubro de 2010

Uma Viajem a Coroico pela Rota Antiga

Ir de La Paz para Coroico é uma mudança e tanto. Saímos de 3.600 metros de altitude até o Cumbre, que fica a 4.600m, e depois descemos a 1.200m no pé da cordilheira, subindo novamente para 1.600m. A aventura começou quando fomos contratar a van para nos levar até lá. Todo mundo quer te vender a viagem, e começam a fazer ofertas, oferecer vantagens e discutir na sua frente. A confusão é tanta que você acaba fechando com o que gritar mais alto! :-)


Demos sorte pois o motorista que contratamos conhecia o caminho há mais de 10 anos e, por esse motivo, nos perguntou se queríamos passar pela rota antiga (a nova estrada foi liberada há dois anos), o lendário caminho da morte. Não é qualquer novato que topa fazer esse caminho, e o nosso motorista, mesmo com toda a sua experiência, se benzeu três vezes antes de entrar na estrada. E mais algumas vezes durante a ida, ao avistar certas curvas... :-)


A paisagem é uma loucura, cortando a Cordilheira dos Andes por uma estradinha antiga, de chão batido e pedregulho, onde em sua maior parte só passa um veículo. De um lado um paredão de pedras e do outro um abismo de centenas de metros de altura. Em alguns momentos parece que você está voando, em outros parece que irá despencar. Montanha russa para que? Demos sorte de não encontrar com nenhum outro veículo, rifando quem ficaria do lado do paredão e quem ficaria no abismo, pois hoje em dia ninguém mais é louco de passar por esse caminho, já que existe uma nova estrada muito mais segura. Ninguém?


Durante o trajeto eu ficava tentando imaginar como era antigamente, quando todos (até caminhões) eram obrigados a passar por lá. Tem muitas cruzes e lápides ao longo do caminho, o que indica que nem todos chegavam ao seu destino. O Max fez o trajeto na carroceria de um caminhão, quando criança, e eu só queria estar descendo de bicicleta naquele momento. Por falar nisso, há várias agências que oferecem esse passeio de bicicleta (custa entre 60 e 100 dólares), mas o ciclista tem que se preparar para enfrentar o frio da descida, dos 4.600m para os 1.200m em 4 horas.


Chegando em Coroico, é só curtir um povoado antigo de oito mil habitantes, que fica encravado na montanha, com vista para o vale e os Andes. Lá há várias pousadas e hotéis que são excelentes para quem quer desacelerar a vida e passar uns dias descansando.


Sem dúvidas o trajeto mais... digamos... excitante que fizemos! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário