sábado, 9 de outubro de 2010

Um Dia de Sol em Copacabana

Copacabana é uma pacata cidadezinha construída na beira do Lago Titicaca, cujo nome está relacionado a um dos seus principais atrativos turísticos, a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana, onde nos sábados ocorre uma cerimônia para abençoar os automóveis comprados pelos moradores. Demos sorte pois ficamos lá justamente no sábado e presenciamos os rituais. É dela que surgiu o nome do famoso bairro do Rio de Janeiro, cuja referência os Bolivianos adoram citar.


Depois de fotografar a cerimônia e a bonita igreja, somente por fora pois dentro é proibido (aliás, o altar é de impressionar, todo revestido em ouro), caminhamos pelas ruas da cidade para conhecê-la e observar o intenso movimento, principalmente de estrangeiros. Então, compramos a passagem para a cidade de Puno, no Peru, que é caminho para Cusco, mas tem coisas bem interessantes para visitar, como as Islas Flotantes e a Isla de Taquile.


Duas horas antes de sairmos, subimos o Cierro Calvário, onde foram construídas as 15 estações da via sacra, para observar a cidade e o lago, do topo da montanha. Chegar lá não é fácil, pois a subida é bastante íngreme e na grande altitude que se encontra cada passo é um verdadeiro martírio. É comum durante a subida ver pessoas passando mal ou paradas descansando. Chegando lá encontramos o amigo holandês Jesse.


Chegando no topo, a visão da bahia de Copacabana, com o grande lago azul a sua frente, compensa cada gota de suor da subida. Rendeu muitas boas fotos. Lá é possível ter uma visão de 360 graus, podendo observar desde as montanhas e ilhas, até a cidade e o lago.


Descer é fácil, então logo estávamos de volta na cidade para tomar o ônibus para Puno. Em aproximadamente 3 horas estávamos chegando na cidade peruana. Copacabana faz divisa com o Peru, assim, é necessário passar caminhando pela divisa e pegar o visto de saída da Bolívia e depois o de entrada no Peru, sem custos adicionais. Ainda no ônibus o pessoal da empresa de transportes nos ofereceu um hostel em Puno, por 25 soles pessoa/dia. Topamos, e eles nos deixaram na porta do excelente hostel América Inn. No próprio hostel fizemos câmbio de moeda e acabamos comprando o pacote para as Islas Flotantes e Taquile, saindo às 7h do outro dia. Nesse momento já deu para perceber como a diferença cambial menor torna as coisas mais caras no Peru, em relação à Bolívia.


Aqui começa uma nova etapa da viagem, cujo próximo desafio é chegar em Machupicchu. Caminhando... ;-)

6 comentários:

  1. Muito lindo! Que bom saber notícias! Boa viagem e boa sorte na escalada para Machupichu.
    Beijão, amamos vocês.

    ResponderExcluir
  2. Amigos

    Magnífica essa vista da bahia de Copacabana. Sem dúvida, uma das imagens mais bonitas entre todas que vocês já publicaram.

    Olha, vocês estão me devendo um post no Chapa com as melhores imagens dessa viagem (se é que é possível escolher as melhores), viu?

    Grande abraço

    Hélio Teixeira

    ResponderExcluir
  3. Ufa! Pensei que vocês tivessem abandonado a web... Toda sorte nos próximos passos!

    ResponderExcluir
  4. Hola usted! El helio es correcto! La vista de Copacabana es muy hermoso. Y entonces ... muslos ya tambaleante? gran abrazo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que lindo este blog! Lindas fotos e tudo nele passa o ASTRAL que tomou conta de vocês dois com esta viagem.
    Que vocês possam retornar com a sensação de mais um sonho realizado!
    Boa sorte! Leila

    ResponderExcluir
  6. Que aventura incrível essa de vocês!
    Só comecei acompanhar agora depois de pegar o blog com o André e não vou perder mais nenhum post.
    Parabéns e aproveitem bastante cada lugar visitado!

    Até mais,
    Karla.

    ResponderExcluir