quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Tiwanaku - Uma das mais Antigas Civilizações das Américas

A quarta-feira começou cedo, quando fizemos checkout no Loki e seguimos para a agência que contratamos (Diana Turismo) para nos levar a Tiwanaku. Nossa guia foi a Tereza, uma boliviana que dava explicações em inglês e espanhol "ao mesmo tempo", com conhecimento profundo sobre o lugar e sua história. Contratar uma agência vale muito a pena pois estaremos visitando um sítio arqueológico e o guia te dará uma aula de história e cultura que você não terá se for por conta própria.


O sítio de Tiwanaku ainda está sendo escavado e pode esconder muita história, mas o que se pode ver lá é como viveu uma civilização há mais de 3.500 anos atrás, que incorporou outras duas civilizações vizinhas que viviam no Altiplano Andino e influenciou todas as outras que vieram depois, inclusive os Incas.


Apesar de vários saques que ocorreram na época da colonização da américa, muita coisa foi recuperada, incluindo as ruínas, monolitos, totens, cerâmicas, símbolos, etc. O mais interessante é conhecer as tecnologias que eram utilizadas naquela época e as orientações astronômicas, assim como a influência do sol, lua, solstícios e equinócios, em todas as construções.


Sem dúvida um passeio obrigatório para qualquer pessoa que visite a Bolívia...


Voltando a La Paz, pegamos um minibus para Copacabana às 17h, na frente do cemitério, chegando lá às 21h30. Durante o trajeto temos que atravessar o lago Titicaca em uma balsa. Na verdade, o minibus atravessa na balsa e as pessoas em um barquinho. O barquinho chegará a Tiquina antes da balsa, mas não se preocupe que ela também chegará, mesmo se demorar um pouco. É preciso prestar atenção no minibus pois atravessa somente um por vez, sua bagagem estará nele e você precisará embarcar novamente para chegar a Capacabana.


Copacabana tem alguns atrativos turístico, mas o principal dele é a Isla del Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário