terça-feira, 12 de outubro de 2010

O Vale Sagrado dos Incas

Cusco foi o principal centro do Império Inca e no seu perímetro há muitos templos e ruínas Incas que são incríveis e desvendam segredos e costumes daquela época. Como só tinhamos mais um dia em Cusco, antes de entrar na trilha Salkantay, aproveitamos para fazer o passeio pelo Vale Sagrado. O tíquete de ingresso para o passeio completo no vale custa 120 soles e é válido por 15 dias, pois são muitos lugares para visitar, mas compramos o ingresso parcial de um dia por 70 soles, com direito a visitar 3 lugares: Ollantaytambo, Pisaq e Chinchero.


Começamos por Pisac, que são ruínas do que foi uma cidade Inca que ficava entre Cusco e Machupicchu. É uma cidade construída na montanha onde eram cultivadas muitos vegetais que serviam de alimento ao povo Quechua (os Incas eram somente os governantes). Eles utilizavam uma técnica chamada de terrazas para aproveitar o declive da montanha, criando microclimas próprios ao cultivo e evitando a erosão.


De frente para a cidade um vale lindo, a montanha do outro lado do vale era um cemitério com covas escavadas no paredão, de díficil acesso. Centenas de múmias foram saqueadas destas covas e hoje restaram somente os buracos do que é possível ver a partir da cidade. É impressionante conhecer o sistema hidráulico que eles criaram, drenando água da montanha que passava por dutos de pedra pela cidade inteira.


Depois seguimos para Ollantaytambo, passando por pequenos povoados do interior do Peru, onde paramos para almoçar e provar a comida local. Nesses povoados a maioria das casas são bioconstruções feitas de tijolos de adobe e ligados com o mesmo material argiloso. Muitas delas tem revestimento feito com uma mistura de terra fina (saibro) ou com massa fina. O teto é feito com uma camada de bambus onde é feita uma lage de adobe e cobertura de folhas metálicas ou palha. Isso chama muito a atenção pois a grande maioria das casas, por todos os lugares que  passamos no Peru e na Bolívia são feitas assim, exceto no deserto onde há muitos terremotos e as casas precisam de cintas e vigas de concreto mais resistentes.


Ollantaytambo é fantástico, visite-o! ;-) Uma fortaleza que parece uma enorme pirâmide e nos deixa admirados sobre como naquela época eles quebravam, transportavam, poliam e encaixavam com tamanha precisão tão grandes pedras vindas do outro lado do vale. O lugar é imenso e construíram uma cidade nos vales e montanhas. Hoje é uma cidade contruída sobre as muralhas Incas. É lá que começa a trilha Inca e os Chasques (mensageiros), naquela época, levavam mensagens de Cusco a Matchupicchu, passando por Ollantaytambo, em apenas 5 horas (o trem leva 4 horas e nós levamos 5 dias caminhando :-)), isso tudo mastigando muita folha de coca...


Quando os espanhóis chegaram e derrubaram o Império Inca, começaram a saquear e destruir os templos Incas, substituindo-os por templos católicos. Como Ollantaytambo era rota para Matchupicchu os próprios Incas destruíram boa parte dos templos e do caminho Inca para evitar que os espanhóis chegassem em Matchupicchu. E conseguiram, Matchupicchu só foi "descoberto" no século XX por um pesquisador americano.


Saímos de lá com contade de ficar mais, mas era hora de ir para Chinchero. Foi interessante, apesar de ser uma vila mais, digamos, comum, eles demonstram todos os costumes e tradições de como se cultivam os alimentos e como eles fazem os tecidos, colorindo-os em um processo totalmente natural e artesanal.


Uma pena que não deu para conhecer os outros lugares do Vale Sagrado, como  Moray, Tambomachay, Pukapukara, Q'enqo, Saqsayhuamán, Tipón, Pikillacta, entre outros, mas estávamos sem tempo e precisávamos nos concentrar e descansar pois o maior desafio da viagem estava chegando: A trilha do monte Salkantay. Matchupicchu, aí vamos nós... ;-)

3 comentários:

  1. Muito Legal!!!

    Belas fotos!!

    Abraços!!

    Japa!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jean e Rafaela, como estão? Espero que estejam muito bem nessas férias/aventuras por esses locais. Adorei as fotos e comentários de vcs. Parabens e aproveitem bastante. Sei que terão boas histórias para contar.
    Um abraço a vcs.
    Ederson

    ResponderExcluir
  3. Cara, que doideira! Muito emocionante conhecer estes lugares históricos.... Eu tava fazendo facul de História e estudei isso ai, mas só teoria é um saco, pq tem muita coisa q não é emocionante, mas viver os lugares históricos é o máximo! fiquei no gostinho!
    RenatoMM - www.tatumidia.com / www.tvtatu.com
    msn/email: contato@tatumidia.com

    ResponderExcluir