domingo, 3 de outubro de 2010

La Paz - A Cidade dos Paceños

Chegamos em La Paz na manhã do domingo, o sol nem havia nascido ainda. Estava muito frio, abaixo de zero, e ainda no ônibus tivemos que fazer uma operação para vestir o restante das roupas que tínhamos nas mochilas. Em Cochabamba conseguimos conversar com o nosso amigo Max Glaser, que foi nos buscar, juntamente com a Claudia Chavez, no terminal de buses em La Paz em torno de 6h. Então fomos para o apartamento do Max onde pudemos tomar um banho e provar um chá quente, para começar a acostumar o organismo com a altitude.


Ainda pela manhã fomos fazer um passeio turístico pela parte central da cidade, com aqueles tradicionais ônibus panorâmicos (vale muito a pena). Então deu para começar a entender porque a cidade tem esse nome. Os paceños, como são chamados quem nasce em La Paz, são muito tranquilos, vivem uma vida gostosa, sem pressa, e sem violência ou maldade, numa cidade que é diferente de qualquer outra que conheci.


La Paz fica em um vale, cercada de montanhas por todos os lados, e sua altitude varia entre 3.000 e 4.000 metros, talvez por isso as pessoas sejam calmas, pois não dá para correr em um lugar assim. É ela que divide o altiplano andino e a cordilheira andina oriental, um espetáculo! Clima de deserto, durante o dia a temperatura é agradável, entre 14º a 24º, e a noite zera.


Durante a tarde pegamos o mesmo ônibus turístico para fazer a outra parte do passeio, no lado sul e baixo da cidade, a 3000 metros. Um dos momentos desse passeio é uma visita ao Vale de La Luna, que, como o nome sugere, tem uma paisagem totalmente "extraterrestre", com erosões formadas pela ação dos ventos e chuvas.


À noite a cidade é um espetáculo a parte, parece que tem um cinturão de estrelas ao redor dela, devido aos paredões (montanhas) totalmente tomados por casas. São espécies de favelas, mas sem o estigma e a violência que elas tem para nós brasileiros. O engraçado disso é que a melhor vista da cidade está justamente com a população mais pobre que mora nos paredões, enquanto a população de mais alta renda se concentra no vale.


Sem dúvidas uma cidade que dá vontade de morar e vale uma visita mais prolongada...

2 comentários:

  1. Muito bom, muito justo e toda paz na capital do altiplano... Saludos,
    Adriano Aymarás

    ResponderExcluir
  2. Queridos amigos Isabel, Adriano e Júlia,
    Estamos quase começando a parte mais pesada desta viagem. estamos indo para Cusco hoje de noite. Espero que já estejamos acostumados com a altitude.
    Beijos!

    ResponderExcluir