segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mochilada em Cusco

Chegamos cedo no terminal de buses de Cusco, eram 5h da manhã quando desembarcamos, naquela confusão que sempre são os terminais rodoviários por aqui. A Sra. Maria Sotomaior já estava nos esperando e nos encaminhou para o hostel Camilah Lodge, que havíamos reservado ainda em Puno por 30 soles, então, fomos dormir um pouco. Acordamos em torno de 8h30 para aproveitar o desayuno, o Jesse foi comprar um bolo surpresa para a Rafa. Era o seu aniversário! Cantamos os parabéns em inglês mesmo, pois haviam outros estrangeiros junto, e a Rafa repartiu o bolo com todos e com o pessoal do hostal também. Foi divertido...


Depois saimos para conhecer a cidade, caminhar um pouco. Cusco é a quarta maior cidade do Peru, e está numa altitude de 3.400 metros. É uma cidade fundada pelo império Inca, seu principal centro, e refundada pelos espanhóis no século XVI, portanto, uma cidade bastante antiga que mistura duas culturas. Tem muita coisa interessante para se conhecer. Difícil é encarar o trânsito, cuja lógica é FIFO (first in first out), o primeiro que chegar, passa. E as buzininhas, ai as buzininhas... :-)


Cusco tem muitos templos, pois na época da colonização os espanhóis construíram-nos para mudar a cultura e a religião, substituindo os costumes Quechua por Europeus. Fomos visitar alguns deles, por exemplo, o conhecido San Blas, mas o que realmente chama a atenção é a Plaza de Armas, onde sentamos e ficamos horas olhando o intenso movimento de pessoas. No Peru todas as cidades tem uma Plaza de Armas, que estão sempre lotadas até a noite e onde nos finais de semana são realizadas as comemorações festivas da cidade.


A noite concluímos a comemoração tomando uma Cusqueña (cerveja), com vista para a Plaza de Armas. Era também o momento de nos despedirmos do Jesse, que começou no outro dia um curso de espanhol. Aliás, excelente opção a dele pois por $120 dólares semanais ele tem um professor particular, mora na casa de uma família e tem 3 refeições diárias incluídos no pacote. O Jesse ficará em Cusco por uns meses enquanto nós seguimos a nossa viagem.

 

A Rafa gostou e disse que foi um aniversário muito diferente... ;-)

2 comentários:

  1. Oieee... Nossa... cada lugar lindo!!! Já virou vício... a primeira página a abrir ao acessar a net é o blog de vcs...Chego em casa ansiosa por notícias... Aproveitem bem... q passa voando... Bjos, bjos, bjos... Saudade

    ResponderExcluir
  2. Legal! Vocês beberam a melhor cerveja do Peru. Como a cuzquenha não há outra.
    Zénrique

    ResponderExcluir