domingo, 26 de setembro de 2010

Até Machu Picchu pela Trilha do Monte Salkantay

Uma etapa importante da nossa viagem é a visita a Machu Picchu, a cidade "perdida" dos Incas, que está em uma região de acesso não trivial (se bem me entendem), em meio às montanhas dos Andes. O acesso a Machu Picchu é controlado pelo governo peruano e existe um caminho bastante tradicional para se chegar lá, a cobiçada Trilha Inca, com duração de 4 dias e 3 noites, por onde é permitida a entrada de apenas quinhentas pessoas por dia.


Logo após comprarmos as passagens, com praticamente um mês e meio de antecedência, entramos em contato com várias agências que têm permissão para vender ingressos na Trilha Inca, mas logo veio a má notícia: Entradas no mês de outubro esgotadas, disponíveis somente a partir da metade de novembro. Lamentei, mas eu disse para a Rafa que encontraríamos uma alternativa. Uma dica: Se pretende fazer a Trilha Inca, reserve com pelo menos três meses de antecedência.

Então, recebemos uma resposta da agência El Dorado, que tem uma base no Brasil, na cidade de Barcelos, no Amazonas, sobre uma trilha alternativa: A trilha do Monte Salkantay, eleita uma das 25 trilhas mais bacanas do mundo. Essa trilha é bastante diferente da Trilha Inca, passando por vales imensos, montanhas íngremes, terras áridas, picos nevados, etc, em altitudes que chegam a 4.600 metros acima do nível do mar e com duração de 5 dias e 4 noites. Ou seja, adorei, quanto pior, melhor! ;-)


Claro, fechamos com a El Dorado a trilha pelo Salkantay, com início em 13 de outubro, até não foi assim tão ruim perder a Trilha Inca! ;-) Eles dão um bom apoio durante a caminhada, levando barracas, colchonetes, guia, comida, etc. Como essa trilha não é brincadeira, tivemos que caprichar um pouco nos equipamentos, pois estar despreparado no meio da Cordilheira dos Andes, após dias de caminhada, é desaconselhável (se bem me entendem). Logo falaremos sobre os equipamentos que compramos para a viagem, apresentando um checklist.

Essa é, com certeza, uma parte especial da viagem...

6 comentários:

  1. Meus queridos! Que bom saber que temos mais aventuras pela frente. Vcs no front, e nós aqui, na retaguarda. Adianto que essa viagem não será nada fácil meeesmo, e dou dicas de quem já esteve lá: cuidado redobrado com a alimentação (a limpeza não é uma virtude desse povo), incluindo a água que bebem!

    Sobre as trilhas, são realmente difíceis e o corpo fica meio maluco com a altitude, take it easy e respirem fundo! Essa que vcs escolheram parece bem emocionante, hein?!

    Tenho certeza que vcs vão voltar cheio de coisas bacanas pra contar. Sorte e força!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Marina, valeu pelas dicas e pode deixar que estamos preparados (eu acho!). Para purificar a água já compramos clor in (www.clorin.com.br). Só o encontramos lá na feira dos importados... ;-)
    Abração, na volta contaremos as novidades pro6!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa.. oi Jean!!
    Que lugares lindos!!!
    A viagem deve estar o máximo!
    Curtam bastante!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Claudinha!
    Saudades de vocês. Quero ver selecionar as fotos para mostrar, pois já são quase 4 mil.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Queridos Rafa e Jean,
    Chegamos em casa ontem à meia-noite! Ainda tentando absorver todas as coisas que vivemos! Mas preciso dizer que vocês foram maravilhosos companheiros de viagem!Foi uma benção termos encontrado pessoas tão em sintonia no nosso pequeno grupo. Foi difícil, mas foi MUITO melhor com vocês por perto! Muito grata pela preocupação, carinho e apoio em todos os momentos.
    Espero que a contiuação da viagem de vocês seja cheia de maravilhosas experiências!
    O Manco mandou dizer que já está com saudades e lembra o verso do grande poeta "Lambando estarei, ao lembrar de um amor que um dia não soube cuidar..." .

    Grande beijo e TODO CARINHO E GRATIDÃO,
    Lu & Ale

    ResponderExcluir
  6. Queridos amigos!
    Bom saber notícias de vocês. Como passou rápido o tempo e vocês já estão em casa. Quem diria, depois de termos iniciado nossa saga pelo Salkantay! Lu, você é uma vencedora!
    Vamos ter vocês em nossas melhores lembranças. Na hora que pensarmos em tudo o que vencemos e conquistamos. Valeu demais vocês terem cruzado nosso caminho e muito mais pela amizade que esperamos cultivar.
    O Jean já está escrevendo sobre nossa trilha e todas as emoções regadas a lambadas! he he
    Um grande beijo e aproveitem muito com a família de vocês, matem a saudade. Diga ao Manco para se cuidar com os perros, monos, gatos, llamas e cusqueñas.
    Beijos pra vocês com muito carinho.
    Rafa e Jean

    ResponderExcluir