sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Trilha que Corta a Isla del Sol

Pensamos em fazer essa trilha (de norte a sul) como um treinamento para encarar o Salkantay, no rumo de Machu Picchu. Após o desayuno (café da manhã) acordamos o Jesse para colocar o pé na trilha. Os argentinos não toparam encarar essa (só o Leo queria) e seguiram para a parte sul de barco.


O começo da trilha é difícil, pois é preciso subir uma montanha de uns 300 metros, em meio a aldeia Yumani, até chegar na trilha. Imagine isso na altitude de 4.000 metros e com um mochilão nas costas! O coração quase salta do peito... ;-) Mas depois de chegar ao topo da montanha tudo fica tranquilo, é necessário apenas manter a passada e aproveitar a companhia do lago Titicaca nos saudando dos dois lados. Cada paisagem de tirar o fôlego e, é claro, muitas fotos. Por falar nisso, o fotômetro já bateu em 1367... ;-)


No meio da trilha cruzamos um casal de nativos cobrando o pedágio de 15 Bs. Ok, eles estão vivendo de turismo também...


Chegamos na aldeia do lado sul às 13h. Encontramos um casal de uruguaios procurando um local para almoçar e decidimos também parar para comer. Logo encontramos um lugarzinho, com uma vista incrível para o Titicaca, e descansamos as mochilas ali. Eu queria comer pasta, pois a trilha tinha nos consumido, e pedi uma pasta com tomate, conforme dizia a carta. Veio um prato de sopa de quinua, um prato de massa e outro com tomates fatiados! Ok, eu estava mesmo com muita fome... :-) A Rafa e o Jesse pediram pizza de tomate, que chegou exatamente como eles imaginavam! ;-)


Depois do almoço descemos a montanha até o pier para pegar o barco de volta a Copacabana. O barco estava lotado! No meio do caminho paramos no Templo del Sol para conhecê-lo e tirar umas fotos. Então seguimos para o continente. Havia uma mistura de gente de toda a parte do mundo no barco, foi engraçado ver todo mundo conversando, um pouco em inglês outro em qualquer outra língua.


A Bolívia é realmente um lugar muito atraente para mochileiros de todo o mundo, por suas belezas naturais, diversidades, cultura e, principalmente, por ser um lugar muito barato. No Hostel Sonia (recomendadíssimo), que ficamos em Copacabana, muito limpo e com banheiro privado, pagamos 25 Bs por pessoa/dia, o que equivale a aproximadamente 7 reais. A noite jantamos em um restaurante bem típico, com ótima comida, a 25 Bs, comida vegetariana é mais barata! ;-) Um taxi em La Paz custa em torno de 10 Bs.


Vale muito a pena passar férias nesse país!

14 comentários:

  1. Eeeee passeio eih!!!! Tudo lindo...Vcs dariam ótimos documentaristas rsrsrsrs... Riva e eu estamos passando para mandar muuuuitos bjos e dar um abração especial na Rafinha... pelo seu niver HJ!!!! FELIZ ANIVERSÁRIO cunhadinha!!!! Q Deus continue abençoando vcs...e q o próximo niver seja comemorado em um outro local tão facinante qto este... hehehe Q tal se esta moda pega... cada ano em um local diferente... ia ser divertido... heheh
    Estamos c vcs de coração...Fiquem c Deus e divirtam-se!!!!
    Bjos Li e Riva...

    ResponderExcluir
  2. Ih... Rafa... Adiantei seu niver... se não é o Riva me dizer..."HJ NÃO É DIA 11"... já tava pronta p o feriado amanhã... ehheh Já vamos comemorando desde hj...heheh bjos

    ResponderExcluir
  3. Cunhadíssima!
    Espero ter férias todos os meses de outubro então. Pois não foi planejado, mas está muito bom assim. ;)
    Queremos desejar um Feliz Aniversário para o Riva. Estes dias sem internet não deu pra gente se comunicar com ninguém.
    E que tal se no próximo ano todos do mês de outubro (eu, Riva, Fabi) possamos fazer uma viagem com os respectivos? Seria bom né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amigos,

    É emocionante acompanhar de perto e longe a aventura de vocês.
    Estou adorando as fotos e os posts, continuem atualizando.

    Abraços fraternos

    Angelo Marcondes

    ResponderExcluir
  5. Jean vc fez qto tempo de academia antes de encarar essa aventura.. muito bacana mesmo.. abraço Ivan

    ResponderExcluir
  6. Rafa e Jean!! A viagem está linda, encantadora e cheia de aventura! Estamos acompanhando cada detalhe postado por vocês, parece que estamos aí juntos curtindo o passeio mas sem suar a camisa, hehehe!! Rafita, hoje é teu aniver, data mais que especial para todos nós que te amamos muito e queremos te desejar toda a felicidade do mundo, ao lado do Jean e deste cenário maravilhoso. Já estamos comemorando teu aniver desde ontem (com churrasco, ops!!) mas que nada também comemos umas saladinhas em tua homenagem, hehe! O pai e a mãe estão mandado um grande beijo e abraço, cheios de emoção e muita saudade e vibrando juntos com essa grande aventura! Fiquem com Deus, aproveitem ao máximo e voltem cheios de histórias para contar! Amamos vocês, um beijão do pai, mãe, Rê, Di e Vó Leda.

    ResponderExcluir
  7. Que saudades de vocês! Queria estar aí também, mas vou estar de coração. Realmente estamos aproveitando muito e estamos muito felizes. Está sendo um aniversário e tanto, com direito a bolo e velinha. he he O Jean e o Jesse organizaram tudo. O parabéns a você foi em inglês!
    Amo vocês muito! Beijos para todos.

    ResponderExcluir
  8. Hoje é Dia das Crianças e dos adultos que resolvem sair por aí com uma mochila nas costas... Grandes relatos e imagens!
    Saudações,
    Adriano

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafa! Como está a viagem? Estamos ansiosos por notícias... escreva para nós. Beijão

    ResponderExcluir
  10. Amigos Jean e Rafa,

    Em primeiro lugar peço perdão pela visita tardia ao 'DeCoxasBambas.'

    Estava em viagem de trabalho e nos últimos dias não tive tempo de ler todos os meus emails acumulados...

    Em minha primeira visita não poderia deixar de comentar a beleza dessa aventura inesquecível de vocês.

    Parabéns pelo blog e pelas fotos (sensacionais!!!) que vocês estão publicando aqui e pelo registro maravilhoso da cultura local.

    Parabéns e continuem nos presenteando com esse verdadeiro banquete de imagens maravilhosas!!!

    Grande abraço aos dois e muito sucesso e saúde sempre!!!

    Grande abraço do amigo

    Hélio Teixeira

    ResponderExcluir
  11. Adriano,
    Hoje é um dia especial, mais especial de tantos outros que já comemoramos juntos. Saiba que nosso pensamento está com você nesta data.
    Parabéns e tudo de bom.
    Vamos comemorar quando voltarmos.
    Beijos e abraços,
    Rafa e Jean

    ResponderExcluir
  12. Amigo Hélio,
    Que bom saber que estás gostando. Estamos aprendendo muito nesta viagem. Acho que a trilha que fizemos para Machu Picchu (depois escreveremos sobre ela) foi um momento de muita reflexão e superação.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Rezita,
    Estávamos na trilha de 5 dias para Machu Picchu, e não tínhamos acesso à internet. Hoje teremos 12 horas até Nazca para escrevermos...
    Foi dureza, mas estamos bem.
    Beijos, estamos morrendo de saudades!

    ResponderExcluir